Tifo
Tifo é uma doença bacteriana dividida em dois tipos principais, endêmica e epidêmica. A doença acontece quando a bactéria entra em contato com humanos, normalmente através de vetores como pulgas, piolhos ou carrapatos que as adquiriram de animais como ratos, gatos, gambás, guaxinins e outros.
- Tifo endêmico, normalmente causado pela bactéria typhi Rickettsia, também é chamado de tifo murinho ou "febre de prisão". Ela acontece, normalmente, porque a região em que está tem a população de animais continuamente infectada com a bactéria, que pode passar incidentalmente para os humanos.
- Tifo epidêmico é a forma mais severa da doença, que também é conhecida como tifo recrudescente ou esporádico. É causado pela bactéria prowazekii Rickettsia. Também é transmitido por meio de animais e pode infectar um grande número de humanos dependendo das condições locais do ambiente, por exemplo, falta de higiene, extrema pobreza, superlotações, entre outros. Quando a bactéria é reativada no corpo da pessoa que já foi infectada anteriormente, ela contrai a doença de Brill-Zinsser, que é uma forma mais branda de tifo epidêmico.
Geralmente tifo acontece dentro de um ciclo de animais - como ratos, gatos, gambás, guaxinins - para vetores - como pulgas, piolhos e carrapatos. Quando os vetores estão próximos a áreas urbanas ou de comunidades rurais, eles podem acabar infectando humanos também. A picada ou mordida do vetor pode causar coceira, o que permite que a bactéria entre na pele quando a pessoa acaba coçando o local. A partir do momento em que a bactéria adentra o corpo, ela se desenvolve e espalha dentro dele.
A transmissão indireta entre humanos é rara, mas pode acontecer se o vetor infectar uma pessoa que desenvolve a doença e então o vetor passa de pessoa em pessoa por contato direto ou por uso das mesmas roupas.

Comentários
Postar um comentário